Viagem da Amizade a Conservatória
De 2 a 4 de outubro aconteceu a primeira viagem da amizade do nosso distrito no ano rotário 2015-2016. Conservatória, no estado do Rio de Janeiro, foi o local escolhido.
Conservatória cresceu e prosperou durante o ciclo do café da economia brasileira. A cidade, hoje distrito do município de Valença, foi um importante elo na produção e circulação do produto, abrigando mais de 100 fazendas que plantavam café e o escoavam pelo antigo caminho ferroviário que vinha das Minas Gerais em direção à cidade do Rio de Janeiro, de onde seguia para o porto e outras cidades do país.
A desenvolvimento e riqueza que vieram com a expansão da cultura do café utilizaram largamente o trabalho escravo. As centenárias construções da vila, em estilo colonial, algumas do século XVIII e até hoje preservadas, evidenciam sua origem, e algumas, inclusive, ainda ostentam telhas de época, feitas nas coxas dos escravos.
O braço escravo também está presente em dois destacados monumentos da cidade: a Ponte dos Arcos, inaugurada no ano de 1883 com a visita de D Pedro II com a finalidade de dar passagem a um dos trechos da antiga ferrovia, e o Túnel Que Chora, assim conhecido por conta das gotas vindas da nascente sobre ele. O túnel, com 95 metros de extensão e por onde trafegava a Maria Fumaça, foi cavado na pedra bruta pelas mãos dos escravos.
A prosperidade econômica resultante do café no final do século XIX deu início a outra tradição na vila: as serenatas - a música cantada sob o sereno. A tradicional serenata, realizada toda sexta-feira e sábado, partindo às 23h do Museu do Seresteiro e seguindo noite adentro, é o elemento central das atrações musicais, que também incluem a Solarata (realizada nas manhãs de domingo) e as serestas (canto em espaços fechados) realizados em diferentes hotéis e pousadas. Os turistas, importante fonte de renda, são atraídos pela atmosfera romântico-musical das diferentes apresentações.
Nossos visitantes tiveram ainda a oportunidade de visitar o Museu Vicente Celestino, com acervo que surpreendeu pela presença de diversos objetos relacionados à vida do famoso seresteiro, como a roupa usada por ele no filme O Ébrio (1946), bem como visitar o mirante natural da Serra da Beleza, para observar uma serra com relevo de aspecto típico, onde os cumes apresentam-se de forma arredondada e em diversos níveis.
Nesta primeira viagem da amizade, 34 pessoas, incluindo o casal governador Maria Luiza e Cláudio, estiveram presentes. Os seguintes clubes foram representados: Mauá, São Paulo Santo Amaro, São Bernardo do Campo Norte, Ribeirão Pires, Santo André Alvorada e São Paulo Norte.
http://www.rotary4420.org.br/1516/N3694
#Distrito






