Almoço PHS-MD-AKS faz homenagens na 2ª Feijoada do Bem
Reunidos no Baia Yatch Club, em São Vicente - SP, os membros da Paul Harris Society, Arch Klumph Society e companheiros Major Donor participaram da 2ª Feijoada do Bem, almoço festivo em agradecimento à imensa contribuição que essas pessoas tem prestado à Fundação Rotária.
A governadora do Distrito 4420, Maria Luíza Mendaçolli Zago fez a abertura do evento, agradecendo pela presença dos companheiros, ressaltando a importância de suas colaborações junto à Fundação Rotária, o que eleva o distrito pela credibilidade e comprometimento com a instituição e seus projetos.
O companheiro do RC Santos-Oeste, Rogério Guzenski, integrante da CDFR, responsável pelo PHS no distrito e um dos organizadores do evento, iniciou a apresentação dos homenageados mencionando a importância do comprometimento de todos, que possibilita a realização de projetos que beneficiam várias pessoas pelo mundo e citou uma frase que faz uma bela referência à atitude dos doadores, no distrito. Doar é melhor que receber. Que bom que podemos doar, disse Guzenski.
Após a abertura oficial, os PHS 2015-2016 foram homenageados durante o almoço festivo, entre eles, Silvia Cristina Santos Camisa Nova, associada e presidente presente do E-Club, foi uma das homenageadas e recebeu a outorga das mãos da companheira Silvia Haick. O companheiro Jorge Ishi , associado do RC São Caetano do Sul, também recebeu o reconhecimento das mãos de José Alfredo Pretoni. O presidente presente do RCSP Ipiranga, Paulo Daniel de Souza Sales, também foi agraciado, recebendo a outorga das mãos de Mário César Camargo.
A importância da contribuição
Essa contribuição permite que sejam realizados inúmeros projetos por todo o mundo, através destes recursos, como o projeto de Subsídio Global apresentado pelo companheiro Marcelo Vallejo Marsaioli, durante o evento, representando o Rotary Club de Santos.
Ele mencionou várias ações já realizadas pelos companheiros, contempladas pela Fundação Rotária, graças aos esforços dos rotarianos e credibilidade da parceria que o clube, com quase 90 anos de existência, mantém com a Casa da Esperança de Santos, há 60 anos.
Recebedora de grande projeto aprovado pela Fundação Rotária neste ano rotário, a casa cuida de 285 crianças com necessidades multidisciplinares, portadoras de deficiências motoras e neurológicas, e já recebeu em 1995, 1996, 2001, 2005, 2006, 2007, 2008, 2010 significativas doações, graças aos emparceiramentos realizados.
Marcelo compartilhou com os presentes a notícia da aprovação de um Subsídio Global no valor de US$ 129 mil dólares, quase meio milhão de reais, em apoio ao projeto Sorriso Saudável - Saúde Bucal, há seis semanas.
Segundo Marcelo, para o clube foi uma benção obter esse apoio de diversos parceiros internacionais, entre eles clubes alemães, americanos, que se mobilizaram para apoiar mais um projeto que é o resultado de mais um trabalho que beneficiará muitas pessoas, concluiu Marcelo Marsaiolli.
Doação de equipamentos para montagem de uma cozinha industrial, cadeiras de rodas, veículo Kombi, entre outros projetos, já foram concretizados junto à Casa da Esperança que hoje é dirigida pelo companheiro Roberto Barroso, membro Arch Klumph Society.
Sentindo-se muito honrado em dividir a tarde com companheiros homenageados, Cláudio Hiroshi Takata, governador indicado 2017-2018, também fez seus agradecimentos e apresentou um projeto vitorioso, apoiado pelo RCSP Aeroporto, denominado Projeto Sol, do Centro de Orientação e Educação à Juventude. Takata finalizou, agradecendo aos companheiros que contribuíram para que mais um projeto pudesse beneficiar mais de 200 pessoas, entre crianças e jovens, graças à solidariedade, generosidade e comprometimento de cada um, que através destes gestos conseguem realizar muitos sonhos, fruto do trabalho desenvolvido através dos clubes em seus projetos.
Apresentado pela Irmã Ângela, o projeto tem como objetivo principal, a transformação interior de crianças, adolescentes e jovens através da fé, dignidade, amor e solidariedade, que participam de atividades voltadas para a arte e educação.Irmã Angela já recebeu a comenda Paul Harris e é filha de rotariano, por isso se identifica com as boas ações de Rotary.
Em homenagem aos rotarianos presentes, um grupo de jovens do projeto apresentou um jogral e dança, fazendo referência ao Descobrimento do Brasil e a história dos escravos, relatando a participação deles nesse processo. Um vídeo sobre o projeto também foi apresentado.
A organização do evento ficou a cargo da Subcomissão de Arrecadação da Fundação Rotária, que através desse reconhecimento, visa estimular também, a entrada de novos colaboradores para apoiar ações como essas apresentadas no almoço festivo.
Marcelo Demétrio Haick, Presidente da Comissão da Fundação Rotária destacou o trabalho de Cláudio Takata e de Rogério Gusensk que organizaram o evento, além do apoio da governadora Maria Luíza, membros do colégio de governadores e colaboradores que se deslocaram para participar do evento. Ele lembrou a importância da participação de todos os homenageados junto aos projetos humanitários que são apoiados pela Fundação Rotária.
Cada um de nós é um acionista da Fundação Rotária, porque no momento que assumimos esse compromisso, esse investimento vai se reproduzir em um projeto social. Esses três anos a frente da fundação, foram desafiadores e muito produtivos. Dentro dessas ações do nosso distrito temos conseguido investir substancialmente em projetos, tornando o nosso distrito uma referência internacional, patrocinando inclusive projetos na Argentina, em Honduras e África, devido a credibilidade do nosso trabalho e doações que nos possibilitam esse emparceiramento. Toda as dificuldades enfrentadas nesse momento, no País, para nós é um desafio e os rotarianos gostam de desafios. Tenho certeza que no final dessa gestão vamos cumprir nossas metas, definiu Haick.
O companheiro do RC Santo André, Curador da Fundação Rotária para o quatriênio 2015/2019, Mário Cesar Martins de Camargo, parabenizou todos os rotarianos doadores e falou um pouco sobre a função de curador, que segundo ele, é extremamente desafiadora.
Estamos sempre pensando com uma visão a longo prazo, porque nós cuidamos da próxima geração e como curador só posso agradecer ao Distrito 4420, que é reconhecido como o distrito que mais contribui com a Fundação Rotária. A melhor forma de retribuir isso é estar atento, evitando desperdicios, cuidando da doação feita por vocês, que sempre são generosos com a fundação, afirmou Mário César.
A governadora encerrou o almoço festivo, fazendo seus agradecimentos e muito feliz, por ter a oportunidade de conduzir o distrito e poder contar com o apoio de todos os doadores junto aos projetos que são e sempre serão um presente para o mundo e suas comunidades.
Agradeço a todos vocês colaboradores, por toda generosidade e aproveito para me curvar diante de todos os presentes, manifestando minha gratidão. Não desistam nunca da Fundação Rotária e continuem sendo um presente para o mundo.
Um descontraído sorteio de brindes, oferecidos por apoiadores do evento, movimentou o almoço festivo, com oferecimento de convites para degustação de bebidas, whisky japonês e exposição de quadros, momento esse que mereceu destaque, por abrilhantar o encontro de autoridades rotárias e rotarianos homenageados em mais uma oportunidade presente!
Nas fotos, registros do evento que reuniu grandes colaboradores do distrito, reconhecidos e homenageados durante a 2ª Feijoada do Bem.
http://www.rotary4420.org.br/1516/N3550
#Fundação Rotária






