Distrito apresenta Candidatas para Bolsas Rotary pela Paz
O Distrito 4420 apresentou suas candidatas para as Bolsas Rotary pela Paz. Elas foram selecionadas criteriosamente por possuírem notório saber em suas profissões, bem como nas atividades relacionadas à paz entre os povos. A decisão será no fim de Dezembro, com o início do mestrado em 2016. As candidatas são Viviane Castro Rodriguez (RC de Santos Boqueirão), Marina Graciolli Paiva (RCSP Santo Amaro) e Luiz Demôro (RCSP Saúde).
Veja a seguir entrevista concedida pelo Coordenador das Bolsas pela Paz no Distrito Samir Nakhle Khoury à revista Carta Mensal:
CM: O que é esse subsídio para mestrado pelas Bolsas Rotary pela Paz?
Samir: Todo ano os Centros Rotary pela Paz selecionam até 100 bolsistas que são subsidiados para obter um mestrado em relações internacionais, administração pública, desenvolvimento autossustentável e aperfeiçoamento dos estudos pela paz e resolução de conflitos. O objetivo do programa é desenvolver líderes que possam promover a paz, a cooperação nacional e internacional e a resolução de conflitos em geral, aprimorando sobretudo suas atividades humanitárias. Muitos desses bolsistas acabam assumindo posições de destaque em governos ou em ONGs, ONU, UNESCO, Banco Mundial etc.
CM: Qual é a duração do programa e o que ele abrange?
Samir: Essas bolsas tem duração de 15 a 24 meses, com estágio de 2 a 3 meses durante o recesso acadêmico. Cobrem 100% das mensalidades e taxas escolares, hospedagem e alimentação, passagens de ida e volta, despesas com estágio ou estudos de campo. É importante ressaltar que cabe ao bolsista conseguir a aceitação da universidade que optou.
CM: Em quais universidades?
Samir: Nossas Instituições parceiras são de 1º nível acadêmico:
- Duke University e University of North Carolina, Chapel Hill, EUA
- International Christian University, Japão
- University of Bradford, Inglaterra
- University of Queensland, Austrália
- Uppsala University, Suécia
CM: Quais são os critérios de elegibilidade?
Samir: Ter diploma de graduação universitária. Possuir compromisso com a paz e compreensão mundial, demonstrado por intermédio de conquistas acadêmicas, profissionais e pessoais. Demonstrar participação em atividades de prestação de serviços comunitários e humanitários. Comprovar um mínimo de 3 anos atuando em áreas e empregos ligados ao tema, remunerados ou não. Demonstrar muita motivação, força de vontade e liderança sadia. Ter ótima proficiência em um segundo idioma.
CM: Nesse ano, nosso Distrito terá algum candidato?
Samir: O 4420 será representado por 3 excelentes candidatas. Elas foram selecionadas criteriosamente por possuírem notório saber em suas profissões, bem como nas atividades relacionadas à paz entre os povos. Creio que todas possuem grande chance de conseguir seus objetivos. A decisão será no fim de Dezembro, com o início do mestrado em 2016. Creio que, independente do resultado, todas já são grandes vencedoras, pois representar esse destacado distrito rotário é algo muito honroso e as torna líderes mundiais.
CM: Quem são elas?
Samir: Viviane Castro Rodriguez (RC de Santos Boqueirão), Marina Graciolli Paiva (RCSP Santo Amaro) e Luiz Demôro (RCSP Saúde).
CM: Quando teremos novas bolsas?
Samir: Os clubes já podem selecionar seus candidatos desde já. Até Maio de 2016 as inscrições estarão abertas, basta que o candidato acesse Rotary Peace Fellowships no site do Rotary, siga as instruções e tenha um Clube Patrocinador como proponente.
http://www.rotary4420.org.br/1516/N3104
#Fundação Rotária






